top of page
Buscar

Você sabe o que é Pliking?

Bom antes de entender o que é Pliking precisamos entender o que é Plogging.


É da Suécia, um dos países mais sustentáveis do mundo, a modalidade de corrida sustentável. Organizado pela primeira vez em 2016, o plogging combina o jogging, termo em inglês para “corrida leve”, com o plocka up, “recolher” em sueco. O resultado é um exercício que mistura esporte com coleta de lixo.


O fundador da modalidade foi Erik Ahlstrom, que ao se mudar para a capital Estocolmo criou o site Plogga para organizar a atividade com voluntários. A ideia é recolher lixo plástico sem interromper a corrida, promovendo um desafio a mais para o corpo cada vez que o corredor se abaixa para pegar algo ou carrega mais peso (a ideia é que a sacola vá ficando cada vez mais cheia).


A estimativa é que praticar plogging por 30 minutos ajuda a queimar 300 calorias.



Mais do que prática fitness, a corrida ajuda na limpeza das áreas urbanas e na conscientização ambiental. Para praticar não é preciso muito: tênis, luvas e uma sacola são o suficiente.


Eis que do Plogging surge a derivação Pliking, que por sua vez é a junção de biking com o termo sueco plocka up. A ideia é a mesma, mas ao invés de recolher o lixo correndo, o Pliking faz isso pedalando! Uma ótima pedida para deixar as trilhas mais limpas né?





404 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page