top of page
Buscar

Agulhas Negras

Atualizado: 11 de abr. de 2020

Paraíso do Ecoturismo em Agulhas Negras


Além das belezas naturais, a região das Agulhas Negras se destaca por manter vivas as tradições culturais de imigrantes europeus.

É na região das Agulhas Negras, mais especificamente no Parque Nacional do Itatiaia, que fica o ponto culminante do estado: o Pico das Agulhas Negras, com 2.971 metros. Trata-se da parte mais famosa de um conjunto de formações rochosas que é ao mesmo tempo desafiador e fascinante. Chegar ao topo das montanhas é para os fortes. Em alguns trechos, é preciso usar cordas e cadeirinhas, para garantir a segurança, e a subida é formada por várias rampas e lajes de pedras. Lá no alto, a vista é de tirar o fôlego.


Além das belezas naturais, a região das Agulhas Negras se destaca por manter vivas as tradições culturais de imigrantes europeus. No município de Itatiaia, por exemplo, encontra-se Penedo: principal colônia finlandesa no país, com uma lista de atrações que inclui a Casa de Papai Noel e o Parque Pequena Finlândia.


Todo primeiro sábado do mês (assim como em feriados e dias festivos), os Amigos da Dança Folclórica de Penedo apresentam a quadrilha típica do país, encerrando com uma grande confraternização entre moradores e visitantes. Ao visitar o local, aproveite para provar pratos com truta, presente no cardápio de boa parte dos restaurantes.


Outra colônia europeia, Porto Real celebra a imigração italiana todo ano, no mês de junho, com a Festa da Cultura Italiana, que já entrou para o calendário cultural das Agulhas Negras, com desfile, música, concurso da musa “Bella Ragazza” e muita comida típica, que chega ao auge com o Almoço Della Mamma. Para os amantes da bebida, vale visitar o Alambique da Cachaça Sabor da Roça.


Já Resende conta com a localidade de Visconde de Mauá, recanto de colonização alemã que proporciona ótimos passeios a cachoeiras, piscinas naturais, rios e montanhas. No verão, dá para fazer "boia cross", ou seja, descer corredeiras a bordo de botes individuais. Depois da aventura, nada como um merecido descanso em um dos bons restaurantes do local, degustando outra iguaria da região: o pinhão.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page